terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

CAVALO E O GANSO...

      

    Conta uma fábula que um ganso que estava arrancando capim num campo se sentiu ofendido com a presença de um cavalo que se alimentava perto dele; e, num tom sibilante, falou: “sou certamente um animal mais nobre e perfeito do que você, pois todo âmbito e extensão das suas faculdades se limitam a um elemento. Eu posso pisar no solo, como você; além disso, tenho asas com as quais posso me alçar aos ares; e quando me apraz, posso nadar em tanques e lagos e me refrescar nas águas frias. Tenho diferentes poderes como um pássaro, um peixe e um quadrúpede”. O cavalo, resfolegando com desdém, retrucou; “é verdade que você habita três elementos, mas não faz bela figura em nenhum deles. Você voa, de fato, mas o seu vôo é tão pesado e deselegante, que você não pode se considerar no mesmo nível da cotovia e da andorinha. Você pode nadar na superfície das águas, mas não pode viver nela como os peixes; você não pode encontrar comida naquele elemento, nem deslizar suavemente no fundo. E quando você caminha, ou melhor, bamboleia no chão com os seus pés largos, seu pescoço comprido esticado, assobiando pra quem passa, você provoca risos. Eu confesso que fui feito para andar só no chão. Como sou gracioso! Como meus membros são bem torneados! Como todo o meu corpo é bem acabado! Como sou forte! Como é surpreendente a minha velocidade! Prefiro estar limitado a um elemento, e ser admirado por isso, do que ser um ganso em todos os outros!”

rá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário